top of page

Como surgiu a Camaleão Ecoturismo?

A Camaleão Ecoturismo é uma agência de viagens que tem o propósito de utilizar ferramentas da psicologia para promover a reconexão entre pessoas e natureza através de experiências em trilhas, acampamentos e cachoeiras. Com roteiros inovadores, as atividades ao ar livre utilizam do meio ambiente para extrair aprendizados ligados à psicologia, ecologia e desenvolvimento humano. Iniciada em 2020, a Agência entendeu que a Pandemia foi um alerta sobre o modo de vida em que a sociedade se encontra: um estado de profunda desconexão com a natureza. Segundo Isaías Christian, estudante de psicologia e fundador da Camaleão Ecoturismo: "todos nós já nascemos conectados à natureza, mas vamos perdendo essa conexão ao longo do tempo devido à forma como está organizada a sociedade atual. A rotina estressante do dia a dia nos afasta do nosso lado natural e nos condiciona a um modo de vida desarmônico e insustentável".

Foi então que surgiu a proposta de resolver essa “desconexão” através de experiências de “reconexão”, com trilhas ecológicas, acampamentos na natureza e banhos de cachoeira. A ideia é dedicar o final de semana para desestressar pessoas que se estressam de segunda a sexta. Entendendo que o contato com natureza produz vários benefícios para a saúde mental, é possível observar, nos viajantes de natureza, o fortalecimento do sistema imunológico; a redução do estresse; a melhora na saúde mental e memória; o aumento da capacidade de concentração, o desenvolvimento das relações interpessoais, entre outras coisas. A Agência, com origem em São Miguel dos Campos, hoje atua por toda Alagoas e outros estados do Nordeste. Compõe o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Miguel e faz parte da Região do Caminho das Águas, em Alagoas. Unindo psicologia com ecologia, utiliza-se da Ecopsicologia como abordagem terapêutica para fundamentar suas experiências.

Utilizando-se das riquezas naturais de nosso Estado, a Camaleão busca integrar aventura, relaxamento, novas experiências e doses de adrenalina. A metodologia de atuação facilita a harmonia interior de pessoas que, através das trilhas, percebem que cuidar da natureza é uma forma de autocuidado; conhecer a natureza é uma forma de autoconhecimento; e se reconectar com a natureza é, em essência, se conectar com si mesmo. Por fim, os viajantes passam a experienciar a natureza como algo semelhante, até o ponto de se tornar indissociável — assim como um Camaleão.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page